terça-feira, outubro 04, 2005

NY - Soho

Soho é um acrónimo para “South of Houston Street”.
À atenção: os nova-iorquinos pronunciam “How-ston”, daí que não seja muito difícil que ocorram algumas barreiras quando se quer dizer o nome desta rua. Nós não entendemos, pelo menos à primeira, e eles topam logo que somos de fora, pelo menos se não pronunciarmos como eles querem o nome da rua em que se baseou o nome Soho.
O Soho preserva uma arquitectura típica, de edifícios de ferro fundido vindos da época industrial. Aqui se encontra a maior concentração de edifícios deste tipo do mundo, cuja preservação deveu-se em grande parte à força que os artistas, e outros, que por volta da década de 50 ocuparam o bairro. Em busca das rendas baixas que os lofts do Soho lhes proporcionavam, descobriram também esta singular arquitectura de ferro fundido, evitando a destruição do bairro pretendida pelos poderes públicos e garantindo, na década de 70, que o bairro viesse a ser legalmente reconhecido e protegido como uma zona histórica.
Apesar dos artistas e da maioria da fauna que lá residia terem fugido mais para baixo, designadamente para Tribeca, é ainda no Soho que se podem vivenciar das melhores experiências em Nova Iorque.
Para além das casas típicas e pictorescas com as escadas de emergência a desempenharem também a função de enfeite dos edifícios, as suas ruas têm algumas das melhores lojas de design da cidade, aí se encontram ainda algumas galerias de arte e também alguma arte urbana, como os grafitis nas paredes. Um dos máximos é a pintura deste prédio, aproveitando uma fachada lisa e sem janelas. Não foram esquecidos os gatinhos à espreita na janela.
O Soho é hoje considerada a meca das compras e é aqui que se podem encontrar as lojas de trapinhos e sapatinhos da moda. Se uma delas não se encontrar a fazer promoções em alguns dos seus produtos, a ideia mais inteligente a tomar é procurar a loja mais próxima, que será mesmo a do lado. Aqui é raro não existir sempre saldos de alguma coisa. Para nos ajudar, este site dá-nos uma ideia do que vai acontecendo em Nova Iorque em matéria de saldos.
E este dá-nos uma ideia da vida no Soho.