sexta-feira, maio 05, 2006

Manas Aus Deutschland

A ideia era ir até à Alemanha por altura do mundial de futebol, ver um ou dois jogos, escolher uma ou duas cidades. A Fifa recusou-nos o bilhete no sorteio que realizou e, por isso, a visita à Alemanha foi antecipada para o fim de semana da Páscoa.
A escolha da cidade de destino teve que ver, sobretudo, com o preço da viagem de avião. A Alemanha é, provavelmente, o país para onde existem actualmente mais ofertas de voos, quer pela Tap quer por companhias “low cost”.
Berlim já era nossa conhecida, ainda que numa cidade destas fique sempre muito (tudo?) por conhecer. Para mais, estivemos lá em 1998, altura em que nem o Reichstag estava ainda remodelado, e desde aí muita reconversão a um ritmo frenético sofreu a capital, talvez uma das que mais mudou de cara em menos de uma década (Potsdamer Platz e Museu Judaico parecem ser bons exemplos para se querer voltar lá em breve). Aliás, a ida a Berlim serviu para contrariar a ideia que tinha da Alemanha e dos alemães em geral. Ideia feita que, infelizmente, muitos de nós não conseguimos contrariar. O passado persegue e é mais forte do que a vontade de esquecer e de seguir em frente. No entanto, e tirando o facto de muitos não falarem inglês e o meu alemão ser francamente rudimentar, tenho boas recordações dos deutsches.
Para o retorno à Alemanha, a primeira escolha tinha recaido sobre Munique ou Frankfurt. A Tap voa para ambas.
Todavia, a escolha final viria a ser Colónia, destino mais em conta em termos de passagem aérea (German Wings) e, na realidade, aquele que estava programado a princípio com a desculpa de assistir à estreia de Portugal e Angola no mundial de futebol, não fosse a dona Fifa ter trocado as voltas àquela intenção.
Ou seja, Munique, Frankfurt, Estugarda, Hamburgo, Dresden e, claro, Berlim, ficarão para uma(s) próximas(s).