quarta-feira, maio 23, 2007

Balcões


Por aqui não há tanta gente como no Rabaçal, sem dúvida o mais popular da ilha.
O percurso que nos leva até aos Balcões inicia-se no Parque Florestal do Ribeiro Frio, junto à estrada, um local onde existem viveiros de trutas. O caminho até aos Balcões é extremamente fácil, cerca de 1,5km para lá, mais 1,5km para cá, 25 minutos para cada lado. Terreno sempre plano e largo, com a levada sempre a acompanhar-nos.
Aqui a Floresta Laurissilva apresenta-se-nos em todo o seu esplendor, inundando-nos do seu manto verdejante. São loureiros em abundância, vinháticos, orquídeas e muitas outras espécies endémicas. Igualmente, pelo caminho vamo-nos deparando com diversas espécies de pássaros, alguns deles raros.
Chegados ao miradouro dos Balcões, a cerca de 900m de altitude, à nossa direita o Faial, à esquerda o Pico das Torres e o Pico Ruivo. Não é improvável estar nublado e, assim sendo, foi isso que nos tocou. Ou seja, para o Faial, em direcção ao Atlântico, ainda se conseguia suspeitar uma paisagem fabulosa, entre uma ou outra nuvem carregada que ia deixando ver o azul do céu e do mar. Já para os Picos mais altos da ilha, na sua Cordilheira Central, nem com todo o esforço os pudemos sequer imaginar. Desilusão? Um pouco, não há que negar. Mas, ainda assim, o cenário com que nos deparamos mesmo diante dos nossos olhos do vale próximo e em baixo do miradouro já compensaria qualquer viagem.
O vale verdejante e recortado por montes e pela Ribeira da Metade é esplêndido e a vontade que dá é a de ficar por ali, esquecida do mundo, observando os caprichos da natureza que vai moldando o território a seu bel-prazer. Sim, é verdade, também ajuda a esperança de que a qualquer momento o tempo volte a abrir e possamos ter uma vista mais larga e sem nuvens só para nós.