segunda-feira, novembro 17, 2008

Palácio Real e Pagode de Prata



O complexo que compreende o Palácio Real e o Pagode de Prata, situado do outro lado da rua que passa junto ao rio em Phnom Penh, é um daqueles pedaços de arquitectura que deslumbram qualquer viajante não oriental.
São cerca de 435m de comprimento por 421m de largura de vários exemplos de edifícios de arquitectura khmer, que nos dias de hoje parece ser exclusiva de edifícios públicos, como palácios, ministérios, museus, universidades ou templos.
Representada a cores de branco e amarelo (simbolizando, respectivamente, o brahmanismo e o budismo), esta é uma arquitectura simples, com pormenores esteticamente belos e elegantes, como são os seus telhados com vários níveis com torres no topo, um símbolo da prosperidade.
Um mimo.



O Palácio Real foi construído em 1866, durante o governo francês, mas muitos dos edifícios que lhe fazem companhia foram sendo acrescentados nos anos seguintes. Assim, para além da residência do rei encontramos o Salão do Trono, edifícios onde são realizadas as recepções reais e os banquetes, salão de música e de baile, museu e galeria de exposição – esta instalada num edifício construído em ferro oferecido por Napoleão III ao Rei Norodom.





No lado esquerdo do complexo encontramos o Pagode de Prata, construído no fim do século XIX e renovado em 1962, um dos poucos que foram poupados (no seu exterior) pelo regime de Pol Pot. O seu nome faz alusão ao seu chão completamente coberto de azulejos em prata. É igualmente conhecido como o Templo do Buda de Esmeralda.
À sua frente encontramos diversas stupas (espécies de mausoléus) e estátuas do rei.




Todos estes elementos e toda esta diferença estética e bom gosto faz com que nos encantemos ainda mais com esta cidade. Como esquecê-la?