domingo, dezembro 14, 2008

Jantar Por Uma Causa

Uma das experiências mais enriquecedoras da nossa viagem pelo Vietname e pelo Camboja foi a possibilidade de chegar ao conhecimento da existência de uma realidade de que nunca tínhamos ouvido falar. Estávamos, obviamente, cientes das dificuldades nestes dois países, nomeadamente das suas populações poderem atingir um presente e um futuro melhores.
E existe quem se preocupe verdadeiramente com isso e coloque mãos à obra para tentar dar um novo rumo às vidas dos jovens nestes países.
O que ficámos a conhecer foi uma das formas para atingir esse objectivo: o projecto “jantar por uma causa”.
Em Hanoi com o restaurante KOTO (“know one, teach one”), em Phnom Penh com o restaurante Friends (“a non-profit restaurant run by former street youths in training”).
O programa que está muito para além destes dois restaurantes é o de pegar num grupo de jovens de rua carenciados e dar-lhes um ofício, educando-os e ensinando-os, com isso ajudando também as suas famílias e comunidades onde estão inseridos. A nós apenas nos é pedido que façamos a nossa refeição nos seus restaurantes (ainda por cima com um ambiente e decoração agradáveis e uma comida muito bem confeccionada) e que com isso possamos contribuir para esta causa.
Uma ideia simples que muda muitas vidas.

Os links
http://koto.com.au/
http://www.streetfriends.org/index.html