sábado, fevereiro 02, 2013

Parques de Hong Kong

Neste pedaço de ilha que outrora estava por inteiro coberto de vegetação e cuja parte norte está hoje tomada de betão, encontramos, ainda assim, uns parques que são um verdadeiro escape citadino.


O Hong Kong Park fica nas traseiras da Torre do Banco da China. É rodeado numa vertente por arranha céus e na outra por uma encosta cheia de vegetação. Ou seja, ficamos como que esmagados - no bom sentido - por duas paisagens contraditórias. Este parque é muito belo, cheio de construções artificiais, com uma cascata que cai num lago onde ao lado de umas tartaruguinhas podemos ver os edifícios altos espelhados na água. Aqui encontramos alguns edifícios históricos coloniais, como a Flagstaff House, que hoje acolhe o Museu dos Utensílios do Chá, o qual vale bem uma visita.


Na Causeway Bay fica o Victoria Park, o maior parque da ilha. É aqui que temos as maiores possibilidades de encontrarmos os habitantes da ilha a praticarem o seu tai chi diário. Tem um manto verde imenso ao seu centro, com uns quantos caminhos a serem percorridos a ladearem-no. Para além disso, existem aqui diversas instalações desportivas para que o pessoal se ponha em forma.


Instalações desportivas é o que também não falta ao Kowloon Park, na outra margem do Porto Victoria, já no continente. Para além da piscina e campos de ténis da ordem, tem ainda um aviário e uma Mesquita, a qual chegou antes do parque. Tem ainda um jardim chinês com um lago com flor de lótus rodeado de arcadas. Naquele domingo estavam ocupadas com a reunião de uma série de mulheres jovens, creio que filipinas e / ou indonésias, que trabalham nas casas de Hong Kong. Aos domingos e feriados - como foi o caso do 1o dia de Janeiro - elas tomam de assalto qualquer lugar público da cidade, seja um parque ou o passeio, a escadaria ou hall de um edifício. Vêm acompanhadas de pedaços grandes de cartões para colocarem no chão e se sentarem e para dividirem o espaço de cada um dos grupos. E ficam ali o dia todo a comer, conviver, cantar. Uma folga na vida de trabalhadora estrangeira.