sexta-feira, agosto 16, 2013

Portofino


A Portofino chega-se de autocarro desde Santa Margherita Ligure.

Mas como a estrada é estreita e cheia de curvas, parece-me que aqueles que têm receio de enjoar preferem lá chegar de iate. Na verdade eu não tenho receio de enjoar, mas também preferia usar de um sonhado iate e percorrer esta zona da Riviera italiana e escolher um refúgio só para mim e, depois, estacionar no porto de Portofino e sair para beber um cocktail num dos seus bares.

Sonhos à parte, é bom chegar a Portofino. O ideal é percorrer os cerca de 5 quilómetros entre Santa Margherita e Portofino a pé. Nós optámos por fazê-lo na volta de Portofino até Paraggi, estância balnear também exclusiva, mas não tanto. A cada curva uma surpresa, seja pela água incrivelmente clara, seja por um palácio instalado à beira mar.



Quanto a Portofino, e exclusividade, luxo e elite à parte, é lindíssima. As suas casas coloridas formam um quadro perfeito juntamente com a baia do seu porto. Podemos percorrer as suas ruas e sentarmo-nos numa esplanada a assistir ao movimento da chegada e partida dos iates, ou tão somente da vida num iate, mesa montada para o pequeno almoço tardio.

Mas podemos e devemos subir até à sua igreja e castelo e contemplar a pitoresca Portofino e sentir que temos direito a tudo no mundo. Quem tem a vista tem tudo.