sábado, maio 02, 2015

Costa Nova


A Costa Nova é uma porção estreita de areal encravada pelo Atlântico, de um lado, e a Ria, pelo outro. Muita água como envolvente, portanto. 
Mas o que distingue esta terra pertencente ao concelho de Ílhavo são as suas casinhas listadas coloridas. À entrada vêem-se condomínios novos com desenho inspirado na imagem forte pitoresca daquelas. Mero pastiche.




O melhor é caminhar pela longa avenida que bordeja a Ria e aí descobrir as casas típicas, umas mais autênticas do que outras, certamente, quase todas belamente arranjadas e conservadas. Telhados em bico e janelas e varandas decoradas com rendas e flores, estes edifícios são chamados de palheiros e originalmente - quando a zona começou a ser ocupada na sequência da abertura da Barra, no princípio do século XIX - eram utilizados pelos pescadores como armazéns para os materiais relacionados com a pesca. Começaram por levar a cor vermelho ocre e preto, mas hoje encontramos também exemplos de verde, azul e amarelo. Estas cores e as listas terão sido introduzidas pelas famílias burguesas que, mais tarde, para aqui passaram a vir a banhos e transformaram estes palheiros de armazéns de uma só divisão em casas de veraneio capazes de comodamente acomodar toda a família.


Junto a estes palheiros é possível também admirar algumas vilas e saborear excelente peixe fresco no restaurante Tubarão, fazendo do passeio um dia ainda mais memorável.
Mas porque são os palheiros que trouxeram fama à terra, eis aqui alguns exemplos que hoje se podem observar.