sexta-feira, fevereiro 05, 2016

As Tapas no Mercado La Lonja


O Mercado La Lonja é a resposta sevilhana ao fenómeno que se vê desde há uns anos em Madrid e Barcelona (e Lisboa) de reconversão de antigos mercados em espaços dinâmicos para se experimentar ou comprar iguarias gourmet. 
Situada à beira do rio Guadalquivir, junto à Ponte de Triana (a primeira em Sevilha, construída em 1852 no dealbar da época industrial), La Lonja del Barranco foi desenhada em 1876 por Gustave Eiffel e abriu as suas portas em 1883 para que os pescadores aí pudessem comerciar o seu peixe. 
A sua arquitectura em ferro conservou-se até aos nossos dias e o espaço que re-abriu com novas funções no fim de 2014 está belamente adaptado de forma a que se possa considerar o novo point da arte de bem tapear. As propostas são suficientes - cerca de 20 bancas onde se pode degustar vinhos, queijos e presuntos, marisco, croquetes, entre muitas opções a que não faltam experiências inovadoras entre as mais clássicas. Experimentámos uma tapa de bacalao com morcela, outra de um saborosíssimo magret de pato com bacon estaladiço num waffle e um mini cachorro quente com salchicha de porco, rematado por um dulcíssimo pionono.
Para além do espaço interior, temos ainda à disposição uma esplanada com vista para o terno Guadalquivir onde podemos deixar-nos estar a contemplar as águas que em tempos idos eram facilmente navegáveis até ao Oceano Atlântico.