quinta-feira, setembro 08, 2016

Arte Urbana em Bogotá


Bogotá é a capital de um país jovem e com uma classe média em ascensão. 
No centro da cidade esbarramos amiúde com projectos novos de construção e as fundações de muitos outros estão já à mostra, incluindo prédios em altura que se aprestam a bater recordes.
Em todos os locais por onde andámos na cidade, o que inclui zonas para lá do seu centro histórico, é marcante a acção dos artistas urbanos. A chegar ao centro, nos entrelaçados viadutos, a presença dos graffitis faz-se sentir com força. 
É tal a profusão e importância desta cultura urbana que uma das actividades com mais procura entre os turistas em Bogotá é um tour pelos graffitis da Candelária. Uma equipa de artistas urbanos organiza todos os dias (um tour de manhã e outro de tarde) um ponto encontro no Parque de los Periodistas donde se sai para um passeio pelas ruas da Candelária onde a arte urbana se mostra surpreendente e vibrante. Os edifícios estão demasiado rabiscados, daquelas coisas a que pouca gente acha muita piada, mas ao mesmo tempo vemos verdadeiras obras de arte, seja pormenores esculpidos nos muros, seja figuras nas varandas que se fazem passar por cidadãos comuns, seja graffitis e stencils, muitos deles com mensagens políticas. Daí que a adesão a este Bogota Graffiti Tour seja uma forma de se conhecer e tentar compreender a cidade de um ponto de vista que não é o habitual, mais irreverente e inconformado e mais comprometido com as questões urbanas.
Alguns exemplos, iniciando com o graffiti mais bonito e expressivo que já tive oportunidade de visualizar.