quarta-feira, novembro 15, 2017

Fraga da Pena

Da Fraga da Pena já havia falado em tempos aqui.
Mas é lugar tão bonito, tranquilo e luxuriante que vale sempre a pena nova visita.





Localizado na Mata da Margaraça, na Área Protegida da Serra do Açor, a cerca de meia-hora do Piodão e cinco minutos da Benfeita, outra aldeia de xisto que merece uma visita, aqui vemo-nos envolvidos pela natureza em estado puro.






No meio de uma vegetação profunda descobre-se  escondida num desvio da estrada uma sucessão de quedas de água irreal, cortesia de um acidente geológico.
A maior cascata cai de cerca de 20 metros de altura para uma piscina de água transparente e fria. É difícil o sol penetrar por entre o intenso arvoredo, feito na maioria de carvalhos, castanheiros e medronheiros, pelo que este é o lugar perfeito para fugir do calor.






E avançando pelo terreno acima vários patamares se nos abrem e vamos encontramos recantos e mais recantos, lugares perfeitos para o que sonharmos, onde o silêncio apenas é interrompido pelo som da água a correr ou o ruído dos bichos que por ali habitam. 




Para enfeitar ainda mais o lugar não faltam sequer umas casinhas em xisto.
De volta à base, cá em baixo existe um parque de merendas, pelo que para além do fato de banho é obrigatório não esquecer a lancheira.