quarta-feira, dezembro 06, 2017

Cefalù

Logo que chegámos à Sicília dirigimo-nos para Cefalù, a poente e a cerca de uma hora de comboio de Palermo, onde passámos os primeiros dias da nossa viagem.
Esta cidadezinha é a capa da última edição do guia de viagens Lonely Planet. Com frequência se vê nas publicações turísticas a imagem clássica e sempre deslumbrante do seu pequeno porto.



Cefalù é bonita. Tão bonita e emocionante como o filme Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. Foi pelas ruas e praças desta cidadezinha medieval que foram realizadas parte das filmagens deste belíssimo e comovente clássico do cinema italiano.


Banhada pelo mar Tirreno, Cefalù é simplesmente bonita. De pequena escala, sabe bem andar pelas suas ruazinhas e perscrutar o mar quando se dobram algumas delas. 




Sentarmo-nos a comer uma das especialidades locais enquanto o mar bate nas rochas é igualmente um prazer.


Mergulhar, dar umas braçadas, olhar para terra e ver o casario à sombra das imponentes e portentosas montanhas para além de um prazer, é um privilégio.






Na imponência montanhosa fica La Rocca, onde subimos e alcançamos vistas fabulosas sobre a cidade, em tempos uma cidadela árabe. 








Herança desses tempos é a arquitectura árabe-normana, da qual o Duomo de Cefalù é um magistral exemplo.





Cefalù é um sítio para se estar sem pressas. Para se praticar as pequenas e simples coisas da vida, nas quais se incluem caminhar pela lungomare, a marginal, e comprar um gelado e/ou um brioche com gelado e deleitarmo-nos enquanto a vida corre calma pelas ruas.