quarta-feira, outubro 19, 2011

Praias do Norte de Menorca

Cala Morell
É uma praia encaixada nas falésias que a ladeiam. Pequena, com águas transparentes e tranquilas, muito graças ao braço rochoso que fecha a sua entrada. Tem várias plataformas de pedra com escadas que aumentam o espaço de estadia. Nos alcantilados que a envolvem encontra-se um conjunto de casas brancas que dão um encanto especial.

Cala d’ Algaiarens
Uma das nossas favoritas. É uma das calas com maior largura. Na verdade esta área, que faz parte de uma Área Natural de Especial Interesse e é também conhecida como La Vall, está dividida em duas zonas. Uma mais perto do parque de estacionamento, conhecida como Playa des Tancats, e uma mais distante, a Playa des Bot.

Playa des Tancats

Contrariamente à maioria das praias do norte, que têm uma areia mais grossa e escura, aqui a areia é branca, fina e ligeiramente dourada. É uma praia de águas cristalinas absolutamente paradisíaca, sobretudo a área mais à esquerda, Playa des Bot, que é marcada por um sossego quase absoluto, longe da azáfama turística de outras áreas da ilha.

Playa des Bot

Toda a área está rodeada de pinheiros e apresenta na parte traseira formações de dunas e um esboço de terras pantanosas.
No dia em que estivemos na praia o phalacrocorax aristotelis, uma espécie de corvo-marinho, fez uma aparição e com os seus dotes de óptimo nadador reuniu todas as atenções de quem lá estava.

Cala Pilar
É uma das praias virgens de mais difícil acesso. São cerca de 45 minutos a caminhar num terreno difícil. Optámos por a ver apenas de cima pois uma forte trovoada que se aproximava desincentivou o resto do percurso. Ainda assim percebemos que é uma praia selvagem e sem grande vegetação, ao contrário da maioria das praias de Menorca. Está incluída na zona de maior protecção marinha.


Cala Pregonda
É de uma grande beleza. Por isso uma das favoritas de muitos menorquinos mas também nossa.
As suas areias têm uma singular luminosidade dourada. Por outro lado as rochas em tons avermelhados contrastam com o azul forte da água.

A praia é ainda marcada pelas pequenas ilhotas que resguardam da ondulação, que por aqui é forte. Para chegar a Pregonda é necessário fazer uma caminhada de cerca de 30 minutos pelo cami de cavalls.


Cala Binimel.là
É a praia que, quando se vem do estacionamento, antecede a Cala Pregonda. Selvagem, tem os seus encantos mas, talvez injustamente, os olhos de quem passa estão sobretudo virados ansiosamente para a cala Pregonda. Exposta às fortes ondulações de norte, tem um sistema lagunar por trás da faixa de areia, onde se pode avistar uma fauna composta por diversos tipos de patos.


Playa de Cavallería
Próxima do cabo com o mesmo nome encontra-se esta praia muito pitoresca. Tem um enquadramento muito bonito. É ainda peculiar pela sua areia avermelhada e pelas propriedades que as suas areias argilosas têm sobre a pele.



Cala Torta
Situa-se a nascente da playa de Cavalleria. Com um areal reduzido, a opção é instalarmo-nos nas rochas. O possível desconforto é compensado pela beleza da Praia e pelas suas águas cristalinas. O contraste do azul destas com os tons vermelhos das rochas é uma delícia.



Arenal de Son Saura
É uma praia urbana pertencente ao núcleo turístico de Son Parc. É ampla e está aberta ao mar. A areia, fina e branca, encontra-se delimitada por vegetação baixa e por umas dunas de tamanho considerável que se estendem até ao interior, na direcção do pinhal.

Cala Pudent
Acede-se a partir de Arenal de Son Saura percorrendo um caminho durante 30 minutos. Por não ter acesso fácil e ser isolada é uma praia quase virgem. O facto de ser pequena assim como a sua configuração, que se assemelha a um braço que se liga à praia do lado, dá-lhe um encanto especial.



Arenal d’ en Castell
Reduto dos ingleses. Praia com um areal amplo mas igualmente com uma elevada ocupação. Tem uma configuração curiosa em formato de concha, que faz com que seja uma baía de águas tranquilas.


Cala Presili
Acede-se através de uma caminhada de 20 minutos a partir do farol Favàritx. Praticamente deserta. Sossego absoluto. Águas cristalinas e de pouca profundidade. Vistas amplas para a praia que a ladeia, Tortuga, e para o farol. Um sonho. Um paraíso terreno.



Playa des Grau
Situada a norte de Mahon. Está protegida numa ampla baia, cujas águas estáo quase sempre calma. O pequeno povoado de pescadores que ali se encontra converteu-se numa urbanização de 2ª residência dos menorquinos, que desfrutam de uma grande tranquilidade, diferente da azáfama das urbanizações turísticas.



Cala Mesquida
Praia frequentada pelos mahonenses, muitos dos quais tem aqui uma segunda residência. É uma cala larga e aberta, com um belíssimo enquadramento. Tem o atractivo de se puder comer uns maravilhosos gelados e granizados na carrinha que fica à entrada da praia.