quinta-feira, outubro 27, 2011

Praias do Sul de Menorca

Cala en Bosch
Localizada a sudoeste da ilha, junto à urbanização com o mesmo nome, e bem próximo do cabo Artrutx. Muito procurada pelos turistas ingleses, o que faz com que na época alta tenha uma alta ocupação.


Playa de Son Xoringuer
Próxima da Cala en Bosch, é igualmente uma praia muito turística, pelo que normalmente o nível de ocupação é alto. O seu nome corresponde também ao da urbanização que a rodeia. Tem uma grande oferta de serviços. Apesar da elevada densidade de ocupação a areia branca e a água turquesa dão-lhe um encanto.



Son Saura
É uma das praias denominadas como virgens. Esta designação advém do facto de não ser urbanizada. Para lá chegar implica passar por propriedades privadas, pelo que o acesso é limitado à capacidade do parque de estacionamento, que rapidamente atinge a capacidade máxima. É a praia virgem mais espaçosa. Oferece amplos areais envolvidos por espessos pinheiros. Muito bonita.


Cala des Talaier
Fica entre Son Saura e Cala Turqueta e é uma pequena praia virgem. Uma verdadeira maravilha pelas suas águas turquesas e areias brancas e finas. Pode-se chegar caminhando um 1 km a partir da vizinha Son Saura ou de barco. Nós optamos por visitá-la desta forma. Encantadora aquela água que pensamos que só existe em paragens mais longínquas.


Cala Turqueta


Outra das praias virgem. Localiza-se a poente da Macarella. Uma das favoritas dos turistas que visitam a ilha. Com razão. Como as outras calas da zona apresenta areias finas e brancas e águas cálidas e cristalinas. O enquadramento é encantador. Não há como não visitá-la. Estivemos por lá duas vezes. Uma a desfrutar no areal e outra de barco.


Cala Macarella


Conjuntamente com a Macarelleta forma um dos conjuntos paisagísticos mais conhecidos e belos da ilha. A zona está numa área protegida por isso não há qualquer edificação nas imediações. Águas limpas e cristalinas, mar turquesa e areia branca fazem que o banho seja um momento inesquecível. A envolvente de pinhal ajuda a compor a beleza.


Cala de Macarelleta


É a praia que se situa ao lado da Macarella. Acede-se caminhando durante uns minutos a partir da Macarella. O percurso é muito bonito pois está envolto no pinhal e sempre com o mar azul turquesa a ladear. É mais pequena que a vizinha do lado.


Cala Galdana
Talvez a praia mais conhecida da ilha. Impossível não visitar. A sua localização excepcional tornou-a apetecível à febre urbanística dos anos 70 do século passado. Apesar disso, a forma ampla da praia, que corresponde a um semi-circulo praticamente perfeito, as altas falésias bordeadas com pinheiros, que a protegem dos ventos, são motivos suficientes para uma visita. As areias brancas e águas cristalinas são igualmente demasiado perfeitas. De barco, afastados da pressão urbanística e da alta ocupação, tudo ainda se torna mais perfeito.


Cala Mitjana
Entre a Cala Galdana e a Cala Trebaluger. Pode-se aceder a pé a partir da Cala Galdana, através do Cami dês Cavalls, ou de carro. Embora por esta via há que ter em conta que o parque de estacionamento, de capacidade limitada, rapidamente fica preenchido.É encantadora e relativamente espaçosa. Tal como a maioria das praias do sul tem areia branca e fina e água turquesa.


Cala Mitjaneta
Junto da cala Mitjana encontra-se esta pequena mas encantadora cala.


Trebalúger

Praia de grande tranquilidade e beleza. O acesso a pé é difícil, pois há que caminhar desde Cala Galdana, por o caminho costeiro, ou descer o barranco de Son Fideu, pelo que muita gente opta por visitá-la de barco. Foi o que fizemos. É de tamanho médio, tem areia branca e fina e está rodeada de pinheiros.



Cala Escorxada

Idílica Cala entre Trebalúger e Binigaus. Não tem acesso por estrada e o caminho para se chegar a pé é muito difícil. A melhor opção é ir de barco. Tal como em Trebalúger a tranquilidade reina.

Platja de Sant Tomàs

Fica junto a uma urbanização turística. Praia de areia fina mas num tom um pouco escuro. Já a água do mar mantém o tom bonito azul claro e límpido como é norma em Menorca. O areal é extenso mas estreito.



Platges de Son Bou

É a maior praia de Menorca, com cerca de 4 km. Foi aqui que nos instalamos. É uma praia, contrariamente à maioria, completamente aberta ao mar. Ainda assim no período estival as águas são tranquilas e cristalinas. A areia é fina e branca.



Platja Punta Prima

É uma praia ampla com um bom areal. Tem infra-estruturas de apoio, seja bares e restaurantes localizados juntos à praia. Está virada para uma encantadora ilhota com farol.


Cala d’ Alcalfar


É uma pequena enseada de areia abrigada. Tem um encanto especial, dado também pelas construções típicas que a rodeiam. O primeiro hotel de Menorca foi construído aqui.