sexta-feira, outubro 21, 2016

Wroclaw em Esculturas

A Polónia parece ser um país que preza a expressão de homenagens aos seus heróis e outros dignos de nota através de esculturas monumentais e artísticas. 



Em Wroclaw, para além dos edifícios, praças, ilhas e beleza natural do seu enquadramento geográfico, há que não perder a obra Passage, de Jerzy Kalina, instalada no cruzamento das ruas Piłsudski e Świdnicka. Esta obra já foi considerada uma das esculturas mais criativas do mundo, um dos lugares mais bonitos da Polónia e até um dos lugares mais únicos do mundo. São catorze figuras em bronze no total, sete que descem de um lado da rua e sete que vão emergindo do outro lado da rua. Uma mulher idosa lidera o grupo e os pormenores da sua bolsa - uma garrafa, por exemplo - são incríveis. Vê-se gente comum, trabalhadores certamente, um homem com um pneu ao braço, uma jovem a empurrar um carrinho de bebé.



Também conhecido como Monumento ao Pedestre Anónimo, esta escultura foi criada em 1977 e esteve temporariamente em Varsóvia. Em 2005 foi instalada em Wroclaw e há quem veja nesta obra um memorial dedicado às pessoas que desapareceram por ocasião da introdução da Lei Marcial em 1981, apesar do seu autor a ter criado antes dessa data, havendo mesmo assim quem defenda que já antecipava a situação dos desaparecidos.





Caminhando pelas ruas de Wroclaw vale a pena mantermo-nos ainda atentos aos pequenos duendes espalhados um pouco por todo o lado. Se for um lugar histórico, então, é quase certo que encontraremos uma destas figuras que procuram representar situações do dia a dia. Estes krasnales começaram a surgir a partir de 2005 por intermédio de um artista plástico apoiante do Movimento Alternativa Laranja, cujos líderes há décadas apareceram com um barrete laranja por oposição ao vermelho dos comunistas então no poder. Estes simpáticos duendes parecem ter ganhado vida e dão uma alegria diferente à cidade. Mais alguns exemplos: