segunda-feira, setembro 18, 2017

Ribeira do Cavalo


Este já não é um segredo para ninguém da zona de Lisboa que goste de praia, mas cá vai na mesma: agora que Setembro aí está, que tal uma escapada em sossego à Praia da Ribeira do Cavalo?


 

Continuando pelo Porto de Abrigo de Sesimbra fora por uma estrada de terra batida que nos deixa com uma vista privilegiada para o Oceano, talvez possamos encontrar um carro ou outro  estacionado umas centenas de metros mais à frente. É aí que temos a certeza que começa o trilho pedestre da descida para a praia dos nossos sonhos. 


A Praia da Ribeira do Cavalo, também conhecida como da Pedreira do Cavalo, fica num vale montanhoso que se abre para o mar, numa paisagem fantástica de cortar o fôlego.


Para descermos até às suas águas de uma cor azul-turquesa irreal temos um corte diferente pela vegetação rasteira. É provável que nos enganemos no trilho. Este é um local selvagem e para além do acesso pedestre só conseguimos chegar lá abaixo por barco. Não existem quaisquer facilidades ao nível de restauração, pelo que temos de levar a nossa comida, o que só torna o dia mais prazeroso. 


Um piquenique numa enseada idílica, não tão pequena assim, com diversos recantos como abrigo, um areal extenso e com várias rochas a decorar a paisagem. Não soa nada mal, pois não?


 

 




Aliás, é precisamente um destes rochedos o responsável pelo nome da Praia pela sua parecença com a cabeça de um cavalo.  
Dizem que as águas por aqui são frias, mas são apenas o suficientemente refrescantes para umas retemperadoras braçadas num dos lugares mais bonitos para se nadar. E se são claras, estas águas.
Chegar de manhã bem cedo à Ribeira do Cavalo garante sossego e tranquilidade totais.
À saída não esquecer de transportar o lixo de volta connosco. Para o ano queremos voltar e encontrar a Ribeira intacta e belíssima como só ela sabe ser.