terça-feira, outubro 03, 2017

Trancoso e Almeida

Estas são as duas maiores povoações destas 12 “Aldeias Históricas”, sendo Trancoso a única cidade deste conjunto.



Trancoso é uma povoação com uma muralha medieval e com um centro histórico interessante, mescla de edifícios civis e religiosos. Antiga cidade de fronteira, foi decisiva para a consolidação do nosso reino. Marcante igualmente pela sua antiga judiaria. 



Já Almeida, notícia nos últimos tempos pelo fecho do seu balcão da Caixa Geral de Depósitos (mais um sinal do descaso pelo interior), é um lugar que vale a visita nem que seja apenas pela sua gigantesca fortaleza hexagonal. 




Esta muralha em forma de estrela, com seis baluartes, é um exemplo extraordinário de arquitectura militar que cativará mesmo quem não se costuma agradar com o género. Só mesmo a história nos ajuda a explicar o porquê da necessidade de construir um colosso daqueles no meio daquela paisagem infinita de nada, onde hoje apenas restam cabras e rebanhos a pastar e os únicos inimigos parecem ser os latidos estridentes dos cães que as guardam. 



Ao redor desta Praça Forte foi-se desenvolvendo Almeida de uma forma coerente e compacta, fazendo da visita à vila um passeio prazeroso.