quarta-feira, setembro 01, 2010

Os Mercados do Vale Sagrado



E porque as compras fazem também parte da viagem, ainda para mais se de produtos de artesanato e têxtil bonitos e a óptimos preços se tratar, uma visita aos mercados do vale sagrado não pode faltar.





O mercado de Pisac é o maior da região e ao domingo torna-se gigantesco mesmo. Um aviso para quem estiver efectivamente interessado em explorá-lo convenientemente: com meia hora não dá nem para passar da primeira rua e com uma hora apenas chegamos à entrada do mercado que merece mesmo ser visto.
No nosso caso montámos uma estratégia bem cerrada para não chegarmos atrasadas ao autocarro da excursão e, com isso, passámos a correr pelo artesanato e os têxtis (que outros mercados e lojas também vendem) para depois voarmos pelas frutas e comidas (onde as cores e o movimento intenso são reis). Soube a pouco, óbvio.



Fica o resumo - compras de artesanato é com Pisac; compras de têxtis é com Chinchero.
Este último, diz-se que o local onde nasceu o arco-íris, com o bónus de se poder escolher os produtos no terreiro defronte da amorosa igreja colonial. No nosso caso, então, tivemos ainda outro bónus, o de escolher as peças coloridas às escuras, uma vez que o sol já nos havia abandonado. Sem lamentos, o que trouxemos a mais na mala satisfez.