quarta-feira, setembro 01, 2010

Pisac e Ollantaytambo



Dos que visitámos, Pisac é provavelmente o maior sítio inca depois de Machu Picchu. Um antiga cidadela, com os terraços típicos dedicados à agricultura, templos, tumbas, tudo isto no topo de uma montanha sobre o vale sagrado donde, diz-se, os incas podiam controlar o seu império.

Mais encantadora, porém, é Ollantaytambo. Tambo significa povoado e este foi continuamente habitado desde o século XIII. É uma fortaleza inca que entrou para a história não só pela sua beleza e localização geográfica únicas, mas também por ter sido aqui que os espanhóis perderam uma das suas poucas batalhas contra os incas.





Mais uma vez os terraços incas não faltam, e imensos como não podia deixar de ser. No topo encontra-se um templo cerimonial e uma vista fabulosa para as montanhas andinas e vale sagrado.



As cores do fim de tarde parecem jogar um jogo em que os tons variam aqui e ali, sempre intensos e inesquecíveis. Na montanha à frente das ruínas vemos mais ruínas e perguntamo-nos como as conseguiram os incas esculpir num plano tão inclinado. E, o que é aquilo? A cabeça de um inca? A imaginação no vale sagrado não pára.