sexta-feira, março 31, 2017

World Sketching Tour, por Luís Simões

Enquanto a minha ilustradora preferida, Ana Gil, não se digna expor ou publicar em livro os seus desenhos de viagem, vou-me entretendo com Luis Simões e o seu World Sketching Tour.

O plano inicial seria o de percorrer cinco continentes em cinco anos e ir documentando a aventura através do desenho. A viagem serviria de inspiração e o período longo de tempo permitiria uma contemplação e absorção sem pressas, tomando não só consciência de novos lugares, seus detalhes e diversas histórias, como também um aperfeiçoamento da técnica de desenho.

O tour começou em 2012 e se seguisse o dito plano estaria agora a terminar. Mas aventura que se preze não tem plano a seguir e deixa que sejam as circunstâncias a tomar conta de nós. Foi isso que aconteceu ao Luís Simões e, depois de um primeiro ano a viajar pela Europa, acabou por se plantar demoradamente na Ásia, tendo arrancado há pouco tempo para o terceiro continente, a Oceânia.

Voltou agora a Portugal para nos dar conta presencialmente do seu trabalho de desenho. 
Em Fevereiro tivemos oportunidade de ver alguns dos seus desenhos na Casa-Atelier Vieira da Silva, na exposição "Uma Viagem Ilustrada | World Sketching Tour de Luís Simões" (com livro de mesmo nome também lançado há pouco), dos quais deixo aqui alguns exemplos.



 


Situações do dia a dia foram retratadas, rostos expressivos, uma soneca em cima de uma mota, um salto rumo a algures. Há sempre algo a registar e percorrendo o olhar pelos cadernos de Luís Simões relembramos memórias particulares ou até eventos que foram notícia no mundo, como é o caso das manifestações que tiveram lugar em Hong Kong há dois anos, coincidentes com a estada do nosso ilustrador pela cidade, não tendo perdido a oportunidade de o registar (e mostrar na época nas páginas do jornal Público).

Até agora foram cerca de 38 os países percorridos, entre Europa, Ásia e Oceânia, numa jornada que nos tem vindo a contar histórias e nos faz sonhar e que esperamos possa ter continuidade.