sexta-feira, março 23, 2007

O que o Porto tem?

Na esmagadora maioria dos textos sobre a cidade do Porto, escritos ou não por portuenses, existe algo que nunca falha: a alusão à “rival” Lisboa e as comparações da praxe.
Neste texto, escrito por uma lisboeta, insisto em manter a toada.

O que o Porto tem que Lisboa não tem?

Começo pela chegada à cidade, a “Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta”. A melhor forma de se chegar ao Porto é através do comboio, pela Ponte de São João. Até há 16 anos a travessia era efectuada pela Ponte D. Maria Pia, monumento nacional, felizmente ainda (bem) presente na paisagem e, felizmente também, já desactivada para aventuras ferroviárias. E digo felizmente porque uma das lembranças que sempre me acompanha do Porto é o enorme susto que suportei, há pouco mais de 16 anos, com a passagem pelos seus trepidantes carris.
Igualmente, e prosseguindo a mesma lógica, a melhor forma de se deixar o Porto (se a cidade verdadeiramente o permitir) é através do comboio. A semana passada tive o privilégio de o fazer, desde São Bento, com uma enorme bola alaranjada sob a ponte da Arrábida, lá bem ao fundo das minhas costas, a despedir-se de mim. Com isso, à lembrança da entrada no Porto pela Maria Pia, juntarei para sempre a lembrança da saída acompanhada de um pôr-do-sol digno de sonho sob as pontes do Douro.

O Douro, sempre o Douro. E as suas pontes – Dona Maria Pia, Dom Luís, Arrábida, São João, Freixo e Dom Infante, por ordem de construção. São 6 no total. Em Lisboa, há que recordá-lo, são 2. Bem sei que a distância entre as margens do Rio Douro e do Rio Tejo não é bem a mesma entre as cidades onde desaguam para o oceano, mas será que era mesmo inevitável que tivéssemos de esperar pelo ano de 1998, data de inauguração da Ponte Vasco da Gama, para que a Ponte 25 de Abril deixasse de reinar sozinha sobre as águas do Tejo?
Pois é, o rio que rompe a terra e divide Gaia e Porto é bem mais estreito que o Tejo que divide Almada e Lisboa. Isso possibilita, talvez, uma maior relação de proximidade e intimidade com ambas as margens. Não que a vista de Almada para o emaranhado de casas e respectivos telhados lisboetas sob uma luz única no mundo seja facilmente superável. Mas a vista de Gaia para a Ribeira do Porto é, igualmente, esmagadora. E é acolhedoramente melancólica, mirando aquelas casas coloridas, efectivamente habitadas, com a roupa e os lençóis devidamente pendurados nas janelas, acto que felizmente parece não ser ainda proibido na Invicta.


Esta proximidade entre as duas margens possibilita-nos ainda a travessia a pé pela Ponte Dom Luís e, assim, uma vista privilegiada das águas do Douro, da Ribeira e do centro histórico do Porto e do Cais de Gaia. Esta travessia pode ser efectuada quer do tabuleiro superior da ponte (com acesso pela zona da Sé), onde hoje passa a linha do metro, quer do seu tabuleiro inferior, com a companhia do trânsito automóvel. Escolha difícil? Que tal ir até Gaia junto ao céu e voltar ao Porto junto ao rio? E que tal não ter que esperar por 1 manhã em meados de Maio ou Setembro para, com o pretexto das mini-maratonas, poder atravessar a pé (ou de bicicleta) as pontes de Lisboa? Convidativo, não?
Atravessada a ponte e chegados ao Jardim do Morro da Serra do Pilar, é incontornável a lembrança da letra e melodia do “Porto Sentido” de Rui Veloso.

Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende ate ao mar

Quem te vê ao vir da ponte
és cascata, são-joanina
erigida sobre um monte
no meio da neblina.

Por ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gastas
e lampiões tristes e sós.

E esse teu ar grave e sério
num rosto de cantaria
que nos oculta o mistério
dessa luz bela e sombria

Ver-te assim abandonado
nesse timbre pardacento
nesse teu jeito fechado
de quem mói um sentimento

E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa

Está lá tudo. Em palavras, claro. Porque a vista, essa, só lá a sentimos.
Podemos então regressar e, ultrapassada a emoção, dedicamos mais atenção às caves do Vinho do Porto e aos barcos rabelos. Cenário que não deve ser novo para ninguém deste planeta, já que esta é a panorâmica que aparece em 9 em cada 10 fotos do Porto e norte de Portugal.

Mas o Douro não são só os seus barcos típicos, é também o Douro dos remadores e dos miúdos da Ribeira que se divertem a pular junto à Ponte Dom Luís para as suas águas.

E o Porto não é só a eternizada capital europeia da cultura 2001 nem o seu Centro Histórico, património da humanidade, reconhecido pela Unesco. É também a pobreza do mau estado de conservação das suas casas e os inúmeros baldios visíveis dos seus pontos altos. Ainda que na zona da Ribeira e, em parte, Miragaia e Massarelos, se observe o esforço (pelo menos exterior) na manutenção de uma estética pitoresca e colorida do velho casario, o mesmo não se poderá afirmar, na generalidade, da zona dos Guindais e Fontainhas e, também, parte do Barredo. Mais, inacreditável como na zona por excelência de comércio da cidade – a Rua de Santa Catarina – se repetem os casos de edifícios entregues ao abandono, aguardando apenas a sua queda final. Nada de muito diferente do que se assiste na Av. da Liberdade, em Lisboa, a mais cara do país, quase 3 km de comprimento com cerca de uma trintena de habitantes.

E o metro? Constituirá o ex-eternamente adiado Metro do Porto uma diferença face àquele que circula em Lisboa?
Bem, desde 2003 que os lisboetas foram obrigados a abandonar a provocaçãozinha que adoravam impingir aos tripeiros assim que chegavam ao Porto, materializada na inocente pergunta, “pode informar-me onde apanho o metro?”. Hoje os lisboetas dão-se conta do agradável que é viajar nos cerca de 60km das linhas do Metro do Porto, com apenas 8 deles percorridos em rede enterrada, e com acesso a 6 concelhos (para além do Porto, conecta ainda Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Maia e Vila Nova de Gaia), estando prevista a sua extensão para mais 2 (Trofa e Gondomar), possibilitando a paragem em estações que nos deixam no aeroporto, estádio do Dragão, zona das universidades, hospital de São João, tudo isto interligado com os demais transportes públicos e facilitado com um título único com o carisma do “Andante”. Só para servir de comparação, diga-se que em Lisboa o metro foi inaugurado em 1959 e as suas linhas estendem-se por 37km e 3 concelhos (para além de Lisboa, em 2004 chegou a Odivelas e Amadora), e ainda hoje não chega, por exemplo, ao aeroporto, à zona monumental e altamente turística de Belém, Alcântara, ao parque de Monsanto, nem a um concelho mesmo à porta da capital tão carenciado de transportes como o é Loures.

Pois, o Porto pode ter demorado a chegar lá mas hoje está face a face com a modernidade. Aliás, não era necessário ter ficado com uma rede de transportes variada, prática e eficiente (aeroporto, metro, comboio, autocarro, funicular) para chegarmos a essa conclusão. Afinal de contas, o Porto sempre foi considerado como berço de uma grande escola de arquitectos nacionais que atingiram mesmo renome internacional, casos de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.
Não é de estranhar, assim, que no roteiro obrigatório do Porto esteja presente a visita a obras de arquitectura com projecção internacional, como o sejam a Fundação Serralves (Siza Viera) e a Casa da Música (Rem Koolhaas). Com esta última, a cidade ficou dotada de um equipamento cultural que, diz-se, proporciona a melhor acústica do mundo numa sala de espectáculos, para além de um edifício que constitui ele próprio uma obra de arte marcante na imagem da cidade. Com a Fundação Serralves, incluindo Parque, Casa e Museu de Arte Contemporânea, a cidade possui um local onde se pode ir buscar cultura e onde dá vontade de ficar, seja junto às obras de arte em exposição nas salas do museu, seja junto às obras de arte espalhadas nos seus jardins, onde o contacto com a natureza e os animais que por ali se encontram é imediato.

Não muito longe dali fica o Parque da Cidade, com cerca de 8km de caminhos para se alegremente percorrer em direcção ao Atlântico. Sim, é verdade, este parque urbano deve ser um dos poucos do mundo que liga o seu verde directamente ao mar. É um projecto do arquitecto paisagista Sidónio Pardal (diz a mana que Almada tem um parque muito parecido, o Parque da Paz, do mesmo autor), cuja execução se iniciou nos anos 90 e cuja expansão não tem cessado. O mais interessante por aqui é que no meio do imenso verde e dos lagos e seus habitantes quase nos esquecemos que estamos em plena cidade, entre as movimentadas Av. da Boavista e Estrada da Circunvalação, a caminho de Matosinhos.

Mas o vanguardismo do Porto não se esgota nas recentes infra-estruturas de transportes nem nas criações arquitectónicas e paisagísticas de que a cidade vem sendo beneficiada. O espírito inovador, criativo e urbano está igualmente presente nas muitas lojas que nos últimos anos vêm ocupando o centro da cidade, em ruas anteriormente esquecidas.
É o caso da Rua do Almada, antiga rua das ferragens, na qual se encontram ainda algumas oficinas mas onde estas vão ganhando a companhia de outro tipo de lojas e clientes. Aqui estão instaladas lojas de discos, quer em primeira mão quer já usados, raros ou nem tanto assim. E o vinil voltou a invadir as lojas de música. Mas a novidade por aqui será a das lojas “multifunções”, aquelas que tanto vendem roupa e acessórios como peças de decoração, livros, juntando a isso umas mesas para se estar enquanto se toma um chá (Maria Vai Com as Outras), ou então edifícios com os pisos ocupados por várias lojas, cada uma dedicada à sua temática mas focada numa clientela e estilo de vida alternativo (Casa Almada). Outro exemplo desta comunhão de lojas (uma alternativa de bom gosto aos centros comerciais, certamente muito devedora da Berlim Oriental do começo dos anos 90) é o Artes em Partes, na Rua Miguel Bombarda (referido em post anterior).
Precisamente, é na Rua Miguel Bombarda, mais especificamente nos seus números mais altos, nas traseiras do Museu Soares dos Reis, que se torna quase impossível não se tropeçar numa galeria de arte. É, literalmente, porta sim porta sim com este tipo de ocupação térrea. Um autêntico Soho portuense, como já se lhe referiram.
Uma rua atrás, na Rua do Breiner, fica o restaurante vegetariano Nakité. Boa onda, aproveita para comercializar produtos alimentares e livros em conformidade e as refeições, como não podia deixar de ser, para além de saudáveis são deliciosas.
Mais 2 locais de bom gosto onde se pode ter a felicidade de tropeçar caminhando pelo centro do Porto: “Garfos e Letras”, na Rua Cândido dos Reis (bem perto da mais bela livraria do mundo, a “Lello & Irmãos”), também referida em post anterior; e “Rosa Escura”, na Rua da Picaria (paralela à Rua do Almada), um local onde se pode comer ou beber algo leve, ouvindo música num tom decente para que o ambiente propicie uma boa conversa. E o ambiente, para além do balcão e das mesas, é ainda constituído por telas expostas temporariamente, até que outras as substituam, e por peças de mobiliário originais, prontas a ser levadas por quem por elas se apaixone perdidamente (não é difícil) e se proponha a adquiri-las, logo sendo substituídas por outras de semelhante calibre. Transformação, recriação, novidade são as palavras de ordem.

Um pouco distante deste novo Porto, jovem, urbano, inquieto, original e pujante, não posso esquecer algumas outras instituições que marcam o Porto de sempre: o Palácio da Bolsa com os seus salões ricamente adornados, em especial o Salão Árabe a lembrar o Alhambra; o átrio da Estação de São Bento com os seus azulejos, que a tornam merecidamente numa das mais lindas do mundo; o Mercado do Bolhão, apesar das mudanças ainda alma dos tripeiros.

Não há dúvida que o Porto está em alta.