quinta-feira, agosto 31, 2017

Cruzeiro no Rio Li


"O rio é um cinto de seda verde, os cabelos de esmeralda das montanhas."
Há mais de 1000 anos um poeta escreveu estas palavras. Depois dele, muitos mais anónimos se deixaram encantar e inspirar pela magnificência da natureza do rio Li. Aqui, o poderio da natureza impressiona. Aqui, não podemos ter do que reclamar da vida. Aqui, somos felizes.
Este é o melhor cenário de Guilin. E é o melhor cenário do rio Li. O rio Li tem 437 km, mas os 83 km entre Guilin e Yangshuo são a sua obra-prima e uma das obras-primas entre todas as paisagens chinesas. 
Registe-se: são 11 os barcos, cada um deles com cerca de 200 pessoas, que saem todas as manhãs do pier de Zhujiang, para percorrer as 4 horas de viagem pelas plácidas águas do rio Li, cuja monotonia é quebrada pelas formas bizarras das colinas de calcário e por uma ou outra cena rural. O momento alto é quando a guia informa que ali, justo ali, precisamente ali, é a montanha que vem em todas as notas de vinte yuan e, então, todos os chineses do barco lá se dão ao trabalho de subir até ao terraço para se amontoarem e tirarem a foto e, depois, voltam para baixo, para cantar, ver televisão ou dormir, deixando o terreno livre. Ou seja, aquilo que se temia que pudesse vir a ser uma tormenta, é afinal um cruzeiro pacato e uma manhã de pura doçura alimentada por uma paisagem maior de um rio que vai pedindo licença às senhoras colinas para lhes adelgaçar os colos.
Algumas fotos.























Eis o momento:



E o sossego continuou,